Prêmio Maria Felipa: Entre as contempladas, uma Apóstola de Feira de Santana

Mulheres que se destacam na luta por direitos

Na última terça-feira (25), dezenove mulheres receberam o Prêmio Maria Felipa, uma das mais importantes honrarias concedidas àquelas que se destacam na luta por direitos e contra o racismo.

 

Entre as contempladas esteve Mary Angela Alves, uma mulher forte que também representa Feira de Santana (BA). Mestranda em Ciências da Religião e especialista em direitos humanos, ela está há mais de 25 anos trabalhando em apoio espiritual e civil a estrangeiros vindos da África. Apóstola, Mary Angela é também Conselheira da Fundação Cultural Palmares e Presidente Mundial do COMMFE, trazendo significativas contribuições nas suas áreas de atuação.

Veja o video 

O Prêmio Maria Felipa, uma das honrarias mais importantes concedidas às mulheres negras que se destacam na luta pelos direitos dos negros e contra o racismo, foi realizado no dia 25 de julho no Plenário Cosme de Farias, em Salvador. O evento marcou o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, além do Dia Nacional da Mulher Negra, e foi uma iniciativa da vereadora Ireuda Silva (Republicanos-BA).

Maria Felipa de Oliveira foi uma marisqueira e pescadora que viveu na Ilha de Itaparica (BA) e participou da luta pela Independência da Bahia. Em 1823, liderou um grupo com mais de 200 pessoas, composto por índios tupinambás e tapuias, além de mulheres negras, nas batalhas contra as tropas portuguesas que atacavam o local. Segundo a história, o grupo foi responsável pela destruição de pelo menos 40 embarcações portuguesas queimadas.

Portal Cidade Gospel/ foto reprodução redes sociais

OUTRAS NOTÍCIAS