Com diminuição de viaturas, combate à violência na região do George Américo fica prejudicado, afirma vereador Edvaldo Lima 

Foto Divulgação - ilustração

Apesar da violência seguir registrando altos índices em Feira de Santana, algumas medidas adotadas na área da segurança pública parecem não estar colaborando para o combate à criminalidade em bairros do Município. A reclamação foi feita pelo vereador Edvaldo Lima (UB), durante pronunciamento na Tribuna Maria Quitéria, nesta quinta-feira (18). Conforme explicou o parlamentar, ele ficou sem entender as razões que levaram à diminuição de viaturas policiais na Base que serve ao bairro George Américo. “Praticamente, retiraram todos os carros de lá. E o único que tem, fica estacionado sem poder sair para fazer diligências”, disse.

Informado através de reclamações de moradores sobre o redirecionamento da maior parte dos automóveis para outras Companhias de Polícia, o vereador pontuou que a situação é bem diferente de quando a Base foi inaugurada. “Na época, existiam várias viaturas e motos. E tanto o bairro quanto a região do seu entorno viviam em paz”, garantiu, citando os bairros Campo Limpo e Sítio Novo, locais também beneficiados. “Como é que o Governo do Estado quer conter a violência, se não dá condições para os profissionais da segurança cumprirem seu papel, fazendo rondas e inibindo a ação de marginais?”, indagou Edvaldo.

Veja o vídeo 

Para o vereador, a viatura é aparato essencial ao trabalho de prevenção e repressão realizado pelos integrantes da Polícia Militar nas comunidades. “Fiquei sem compreender esta situação, já que os agentes usavam este apoio para defender a população da violência que ocorre em Feira”, frisou, advertindo ter receio que o problema se agrave nos bairros.

Nota à imprensa do CPR Leste

Em vídeo publicado nas redes sociais, um dos edis da câmara municipal de Feira de Santana expõe suas opiniões sobre a Base Comunitária de Segurança do George Américo.

O comando da 66ª CIPM, juntamente com o comandante da Base Comunitária em questão, esclarecem que atualmente a subunidade conta com um efetivo de 3 viaturas, que fazem a segurança daquela região diuturnamente, além do apoio de unidades especializadas, como a CIPE-Leste, CIPT-Leste, Cavalaria e Esquadrão Asa Branca.

As rondas são realizadas através de planejamento prévio, intercalando momentos de ponto-base e de deslocamentos, sempre com o intuito de levar à população, segurança pública de qualidade.

No primeiro semestre de 2024, houveram 5 apreensões de arma de fogo, um aumento de 25% no comparativo com o mesmo período de 2023. Ademais, foram realizadas 26 conduções à Delegacia, resultando em 8 flagrantes e 14 Termos circunstanciados (TCO’s).

Vale ressaltar que a Base promove diversas ações sociais e projetos para a comunidade, inclusive o projeto Educação de Base e o Projeto Universidade para Todos, que qualificam gratuitamente mais de 150 jovens para acesso à concursos públicos e universidades.

A Ronda Escolar também faz parte do Hall de ações da BCS, levando conhecimento e civilidade a mais de 1500 crianças e adolescentes das escolas públicas e particulares da comunidade.

É notória a transformação que a instalação da Base Comunitária do George Américo trouxe aquela localidade, que outrora era um bairro violento e muitas vezes, intransitável, hoje é polo comercial do município, sediando diversas escolas, empresas, igrejas e estabelecimentos comerciais.

Com informações da Ascom/ Câmara Municipal

OUTRAS NOTÍCIAS